5.10.04

Placas de Vídeo

Em uma conversa recente com o Parn sobre placas de vídeo, ele me perguntou o que nossas placas de vídeo não fazem (elas são Ge Force FX5200) e eu fiquei sem responder pq apesar destas placas serem low-end (de baixo custo) elas tem a mesma capacidade que as outras, apenas diferem em tecnologia (para as mais novas) e em velocidades (para as de mesma tecnologia).

Após matutar nisso, e me indagar o porque das pessoas chegarem a gastar mais de R$ 1800,00 em uma Radeon com o chipset x800 (Radeon 9800) vi algumas comparações entre os diversos modelos. A primeira grande diferença é a qualidade visual, quanto mais poder nas placas, mais bonita é a imagem. A segunda é a velocidade, mais poder é igual a menos lag nos movimentos e no desenrolar da ação. Assim sendo, nossas placas atuais dão conta do recado, mas se fossem upgradeadas, poderiam nos mostras mais detalhes e nos fazer esperar menos. Mas isso apenas se vc realmente quer jogar jogos a grandes resoluções e com efeitos ligados.

E isso é justamente o que quero, só falta a grana. Sei que é uma coisa inútil, mas me diverte :)

Algumas coisas curiosas sobre estas placas mais novas: Uma das versões mais animais da Radeon 9800 é a 9800XT, seria o supra-sumo das placas de vídeo, mas foram feitas em tão pouca quantidade que muita gente acha que elas nem existem. A Gainward é uma empresa que fabrica placas de vídeo direcionadas para os consumidores High-end (alto custo) e eles adotam várias nomenclaturas para suas placas, as mais recentes são a Ultra/1960PCX XP "Golden Sample" GLH e Ultra/1960PCX XP "Golden Sample". Geralmente Ultra, mega e etc são denominações para as placas mais poderosas, e estas são placas bem poderosas. Engraçado é a sigla GLH que significa "Goes Like Hell" (vai como o inferno), alguém duvida do poder da danada? E por último, os frabricantes das placas de ultima geração estão preocupados com a demanda das mesmas, isso pq as duas empresas fabricantes de Chips NVídia e Ati não estão fabricando os chips em larga escala.

escrito por Burning às 11:46 |

<< retorna à página inicial